Pesquisa - Ambiente Colaborativo para a Manutenção de Taxonomias

Este projeto de pesquisa tem como seu objetivo fundamental a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários.

02/Março/2015
Paulo Cardoso (Graduando), Sergio Luis Sardi Mergen (Orientador)

O uso de ambientes colaborativos na Web sem se tornando uma das principais formas de criar a manter conhecimento. Exemplos de sucesso incluem a Wikipedia e o StackOverflow. O primeiro permite a criação de conteúdos explicativos sobre assuntos que sejam de alguma relevância. O segundo permite a troca de conhecimento através de formulação de uma pergunta e a conseqüente formulação das possíveis respostas para essa pergunta.

Uma área ainda não coberta por ambientes colaborativos envolve a manutenção de taxonomias. Este projeto de pesquisa tem por objetivo primordial a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários. No entanto, as taxonomias são objetos de maior complexidade do que os artigos textuais da Wikipedia e as perguntas/respostas do StackOverflow. Isso torna necessária uma investigação aprofundada que permita ajustar as técnicas computacionais existentes para que elas possam ser usadas no contexto deste projeto.

Projeto finalizado!!
Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação