Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Unity3D

Unity é um motor de jogo 3D proprietário e uma IDE criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine, em relação a sua forma primária de autoria de jogos: a sua interface gráfica.

[Minicurso] Curso de Google Classroom - 6ª Turma

Em parceria com o NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria) e Clube de Computação UFSM, convidamos os professoreds da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria para um curso online de Google Classroom.EMENTA DO CURSO:Criar conta no Google Classroom;Abrir e editar turmas;Criar postagens e atividades para os estudantes;Corrigir atividades e configurar turmas;Participação e gerenciamento de várias turmas.O curso será 100% online via https://classroom.google.com;Certificação com carga horária de 10 horas.

[Minicurso] Curso de Google Classroom - 4ª Turma

Em parceria com o NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria) e Clube de Computação UFSM, convidamos os professoreds da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria para um curso online de Google Classroom.EMENTA DO CURSO:Criar conta no Google Classroom;Abrir e editar turmas;Criar postagens e atividades para os estudantes;Corrigir atividades e configurar turmas;Participação e gerenciamento de várias turmas.O curso será 100% online via https://classroom.google.com;Certificação com carga horária de 10 horas.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Uma Plataforma de Gerenciamento e Orquestração de Funções Virtualizadas de Rede

O principal componente descrito na arquitetura para execução de funções virtualizadas de rede proposta pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) é o Management and Orchestration (MANO), responsável pelo gerenciamento de diversas funções distribuídas e que colaboram para o fornecimento de um serviço de rede.

Implementação de Algoritmos de Agrupamento de dados em Linguagem Python para dados de Bioinformática

Desenho Racional de Fármacos (RDD – Rational Drug Design) é o nome dado ao processo de produção de fármacos pelas industrias farmacêuticas. Este é um processo longo demorado com alto custo financeiro. O projeto destina-se a buscar o melhor encaixe entre moléculas ligantes e receptoras de forma a inibir o efeito da molécula receptora. Através do meio computacional podemos reduzir o tempo de espera nos testes que são realizados por meio de experimentos simulando os mesmos computacionalmente.

Ambiente Colaborativo para a Manutenção de Taxonomias

Este projeto de pesquisa tem como seu objetivo fundamental a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários.

Aprimoramento dos Métodos de Compressão Probabilísticos PPM

Este projeto de pesquisa busca implementar o método PPM e testar variações desse método, seja pelo uso de estruturas de dados distintas ou pela adaptação na forma como a compressão é realizada.  Entre os objetivos a serem alcançados está abusca de melhores tempo de resposta e maiores taxas de compressão, seja pela adaptação do método existente ou pela criação de um método novo.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br