Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] LaTeX

Estão abertas as inscrições para o minicurso de LaTeX, nesse minicurso abordaremos ferramentas, edição de artigos, principais templates, edição de imagens em TikZ e criação de apresentações com Beamer.Quando? De 30/08 a 02/09 (13:30 ~ 14:30)Onde? Laboratório 334 (3º andar do CT)Custo? 1 Kg de alimento não perecível (será revertido para doações)

[Minicurso] Minicurso de MVC

MVC é um padrão de arquitetura de software, separando a aplicação em 3 camadas. A camada de interação do usuário (view), a camada de manipulação dos dados (model) e a camada de controle(controller).

[Projeto] Maratona de Programação

O PET-CC está organizando uma maratona de programação que será realizada esta sexta-feira na sala 338 as 14:00 horas. 

[Minicurso] Oficina de Trello

Demonstração do uso da ferramenta Trello.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Detecção distribuída de ataques DDoS no contexto de Big Data

Este projeto tem como objetivo explorar as diferentes ferramentas existentes e determinar qual a mais apropriada para ser usada sobre o contexto distribuído para detecção de ataques DDoS, serão aplicadas nas ferramentas diferentes métodos de detecção, também, aplicaremos variações de funcionamento nas mesmas afim de definir o comportamento para cada tipo de situação.

Implementação de Algoritmos de Agrupamento de dados em Linguagem Python para dados de Bioinformática

Desenho Racional de Fármacos (RDD – Rational Drug Design) é o nome dado ao processo de produção de fármacos pelas industrias farmacêuticas. Este é um processo longo demorado com alto custo financeiro. O projeto destina-se a buscar o melhor encaixe entre moléculas ligantes e receptoras de forma a inibir o efeito da molécula receptora. Através do meio computacional podemos reduzir o tempo de espera nos testes que são realizados por meio de experimentos simulando os mesmos computacionalmente.

Estudo Sobre Jogos Colaborativos Educacionais Voltados ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software

Este projeto de pesquisa tem como seu principal objetivo deste trabalho é identificar um conjunto de requisitos de colaboração para desenvolvimento de Jogos Colaborativos na Educação, visando auxiliar no ensino de disciplinas da área de Engenharia de Software.

Aprimoramento dos Métodos de Compressão Probabilísticos PPM

Este projeto de pesquisa busca implementar o método PPM e testar variações desse método, seja pelo uso de estruturas de dados distintas ou pela adaptação na forma como a compressão é realizada.  Entre os objetivos a serem alcançados está abusca de melhores tempo de resposta e maiores taxas de compressão, seja pela adaptação do método existente ou pela criação de um método novo.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br