Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Minicurso de Web Front End

Neste curso serão apresentadas e implementadas soluções Web envolvendo a parte de Front-End. No Primeiro Dia veremos HTML Básico, CSS e Metadados SEO, no Dia Dois o Framework CSS (BootStrap) e no Dia Três como aplicar os conhecimentos obtidos.

[Projeto] Simulado POSCOMP

O PET-CC está promovendo um simulado da prova do POSCOMP, a ser realizada dia 10 de setembro (sábado). A prova do POSCOMP é o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação. O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo específico avaliar os conhecimentos de candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. Por isso convidamos a todos para participar desse simulado e testar seus conhecimentos.

[Minicurso] Curso de Google Classroom - 2ª Turma

Em parceria com o NTEM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria) e Clube de Computação UFSM, convidamos os professoreds da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria para um curso online de Google Classroom.EMENTA DO CURSO:Criar conta no Google Classroom;Abrir e editar turmas;Criar postagens e atividades para os estudantes;Corrigir atividades e configurar turmas;Participação e gerenciamento de várias turmas.O curso será 100% online via https://classroom.google.com;Certificação com carga horária de 10 horas.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Implementação de Algoritmos de Agrupamento de dados em Linguagem Python para dados de Bioinformática

Desenho Racional de Fármacos (RDD – Rational Drug Design) é o nome dado ao processo de produção de fármacos pelas industrias farmacêuticas. Este é um processo longo demorado com alto custo financeiro. O projeto destina-se a buscar o melhor encaixe entre moléculas ligantes e receptoras de forma a inibir o efeito da molécula receptora. Através do meio computacional podemos reduzir o tempo de espera nos testes que são realizados por meio de experimentos simulando os mesmos computacionalmente.

NFE

O objetivo deste projeto é facilitar a vida do consumidor de supermercados e minimercados, postos de gasolina, farmácias e afins. Baseado no uso das notas fiscais eletrônicas emitidas pela sefaz-RS (https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE/NFCE-COM.aspx), construir um banco de dados para uma aplicação web e para um aplicativo mobile, contendo as informações sobre cada produto cadastrado no bando de dados, via a leitura das NFE (Notas Fiscais Eletrônicas). A ideia inicial é ser exibido para o usuário os preços de um produto “x” especificado pelo mesmo, c...

Estudo Sobre Jogos Colaborativos Educacionais Voltados ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software

Este projeto de pesquisa tem como seu principal objetivo deste trabalho é identificar um conjunto de requisitos de colaboração para desenvolvimento de Jogos Colaborativos na Educação, visando auxiliar no ensino de disciplinas da área de Engenharia de Software.

Aprimoramento dos Métodos de Compressão Probabilísticos PPM

Este projeto de pesquisa busca implementar o método PPM e testar variações desse método, seja pelo uso de estruturas de dados distintas ou pela adaptação na forma como a compressão é realizada.  Entre os objetivos a serem alcançados está abusca de melhores tempo de resposta e maiores taxas de compressão, seja pela adaptação do método existente ou pela criação de um método novo.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br