Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Minicurso Arduíno

Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica, criado com objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos. Com o Arduíno é possível construir por exemplo, um sistema de captação de dados de sensores, como temperatura, iluminação, processar e enviar esses dados para um sistema remoto por exemplo. O minicurso irá abordar aspectos básicos da programação com Arduíno.

[Projeto] Conexão CC 2018-2

Evento para explicar o próximo semestre do curso e abordar sobre DCGs e ACGs

[Minicurso] Oficina de Google Drive

Demonstração do uso da ferramenta Google Drive.

[Minicurso] Minicurso Linguagens Formais

Para quem for fazer o POSCOMP esse ano e não cursou a disciplina de Linguagens Formais, o PET-CC está organizando um minicurso de linguagens formais para ajudá-los.A ideia é, em 4h, apresentar o essencial para entender e responder questões estilo POSCOMP e ENADE. O minicurso será ministrado pelo tutor Giovani Librelotto, com alguns petianos no auxílio.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Ambiente Colaborativo para a Manutenção de Taxonomias

Este projeto de pesquisa tem como seu objetivo fundamental a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários.

Uma Plataforma de Gerenciamento e Orquestração de Funções Virtualizadas de Rede

O principal componente descrito na arquitetura para execução de funções virtualizadas de rede proposta pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) é o Management and Orchestration (MANO), responsável pelo gerenciamento de diversas funções distribuídas e que colaboram para o fornecimento de um serviço de rede.

Aprimoramento dos Métodos de Compressão Probabilísticos PPM

Este projeto de pesquisa busca implementar o método PPM e testar variações desse método, seja pelo uso de estruturas de dados distintas ou pela adaptação na forma como a compressão é realizada.  Entre os objetivos a serem alcançados está abusca de melhores tempo de resposta e maiores taxas de compressão, seja pela adaptação do método existente ou pela criação de um método novo.

Detecção distribuída de ataques DDoS no contexto de Big Data

Este projeto tem como objetivo explorar as diferentes ferramentas existentes e determinar qual a mais apropriada para ser usada sobre o contexto distribuído para detecção de ataques DDoS, serão aplicadas nas ferramentas diferentes métodos de detecção, também, aplicaremos variações de funcionamento nas mesmas afim de definir o comportamento para cada tipo de situação.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br