Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Minicurso de Android

Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesa...

[Projeto] PAI - Ponte Academia Indústria

Evento PAI - Ponte Academia Industria

[Projeto] CinePET - Pirates of Sillicon Valley

Na atividade CinePET serão realizadas sessões de exibição de filmes ou documentários relacionados a temas da computação em horários alternativos as aulas. O filme da vez é o clássico Pirates of Sillicon Valley, que conta a história dos jovens Steve Jobs e Bill Gates, e o caminho que percorreram até a criação de suas empresas. Após a exibição do filme será realizada uma discussão sobre o tema apresentado com a presença da professora Ana Winck.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Estudo Sobre Jogos Colaborativos Educacionais Voltados ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software

Este projeto de pesquisa tem como seu principal objetivo deste trabalho é identificar um conjunto de requisitos de colaboração para desenvolvimento de Jogos Colaborativos na Educação, visando auxiliar no ensino de disciplinas da área de Engenharia de Software.

Revista Virtual

Elaboração de uma plataforma para revistas virtuais em Django 2.0.

Implementação de Algoritmos de Agrupamento de dados em Linguagem Python para dados de Bioinformática

Desenho Racional de Fármacos (RDD – Rational Drug Design) é o nome dado ao processo de produção de fármacos pelas industrias farmacêuticas. Este é um processo longo demorado com alto custo financeiro. O projeto destina-se a buscar o melhor encaixe entre moléculas ligantes e receptoras de forma a inibir o efeito da molécula receptora. Através do meio computacional podemos reduzir o tempo de espera nos testes que são realizados por meio de experimentos simulando os mesmos computacionalmente.

Pesquisa em Currículos

Se trata de criar uma ferramenta para pesquisar qualificações específicas em um banco de dados de currículos.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br