Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Trello

Minicurso oferecido pelo PET Ciência da Computação a outros grupos PET apresentando o aplicativo Trello e suas funcionalidades.

[Minicurso] Minicurso de Android

Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque como smartphones e tablets; com interface específica para TV (Android TV), carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear). O sistema operacional utiliza-se da tela sensível ao toque para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesa...

[Minicurso] Treinamento Hackathon Meta

O Treinamento Hackathon Meta tem por objetivo ensinar técnicas que podem ser útil durante o Hackathon. Desse modo, não é objetivo deste treinamento ensinar nenhuma linguagem de programação. Entretanto serão utilizadas algumas linguagens para exemplificar as técnicas durante o treinamento.Se possível trazer o próprio Notebook com o Node e o Vue CLI instalados.

[Minicurso] Minicurso de Photoshop

Neste curso serão abordadas as ferramentas do Photoshop 2018. Além disso, faremos alguns projetos utilizando-as.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Ambiente Colaborativo para a Manutenção de Taxonomias

Este projeto de pesquisa tem como seu objetivo fundamental a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários.

Implementação de Algoritmos de Agrupamento de dados em Linguagem Python para dados de Bioinformática

Desenho Racional de Fármacos (RDD – Rational Drug Design) é o nome dado ao processo de produção de fármacos pelas industrias farmacêuticas. Este é um processo longo demorado com alto custo financeiro. O projeto destina-se a buscar o melhor encaixe entre moléculas ligantes e receptoras de forma a inibir o efeito da molécula receptora. Através do meio computacional podemos reduzir o tempo de espera nos testes que são realizados por meio de experimentos simulando os mesmos computacionalmente.

NFE

O objetivo deste projeto é facilitar a vida do consumidor de supermercados e minimercados, postos de gasolina, farmácias e afins. Baseado no uso das notas fiscais eletrônicas emitidas pela sefaz-RS (https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE/NFCE-COM.aspx), construir um banco de dados para uma aplicação web e para um aplicativo mobile, contendo as informações sobre cada produto cadastrado no bando de dados, via a leitura das NFE (Notas Fiscais Eletrônicas). A ideia inicial é ser exibido para o usuário os preços de um produto “x” especificado pelo mesmo, c...

Revista Virtual

Elaboração de uma plataforma para revistas virtuais em Django 2.0.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br