Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Minicurso Trello - A.A.A.E. UFSM

Minicurso ofertado para Associação Atlética Acadêmica das Engenharias da UFSM com objetivo de explicar o funcionamento da ferramenta de gestão de projetos Trello.

[Minicurso] Allegro

Allegro é uma API gráfica desenvolvida para as linguagens C e C++, uma ferramenta muito utilizada, principalmente, nos primeiros semestres do curso de CC e SI. O minicurso consiste na apresentação de conceitos, instalação, configuração e programação utilizando a ferramenta.

[Minicurso] Minicurso Arduino

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica criada com objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessíveis a todos. Com o Arduino é possível construir, por exemplo, um sistema de captação de dados de sensores como temperatura e iluminação e então processar e enviar esses dados para um sistema remoto. O minicurso irá abordar aspectos básicos da programação com Arduino.

[Minicurso] Minicurso de Web Front End

Neste curso serão apresentadas e implementadas soluções Web envolvendo a parte de Front-End. No Primeiro Dia veremos HTML Básico, CSS e Metadados SEO, no Dia Dois o Framework CSS (BootStrap) e no Dia Três como aplicar os conhecimentos obtidos.

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Uma Plataforma de Gerenciamento e Orquestração de Funções Virtualizadas de Rede

O principal componente descrito na arquitetura para execução de funções virtualizadas de rede proposta pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) é o Management and Orchestration (MANO), responsável pelo gerenciamento de diversas funções distribuídas e que colaboram para o fornecimento de um serviço de rede.

Ambiente Colaborativo para a Manutenção de Taxonomias

Este projeto de pesquisa tem como seu objetivo fundamental a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários.

Estudo Sobre Jogos Colaborativos Educacionais Voltados ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software

Este projeto de pesquisa tem como seu principal objetivo deste trabalho é identificar um conjunto de requisitos de colaboração para desenvolvimento de Jogos Colaborativos na Educação, visando auxiliar no ensino de disciplinas da área de Engenharia de Software.

NFE

O objetivo deste projeto é facilitar a vida do consumidor de supermercados e minimercados, postos de gasolina, farmácias e afins. Baseado no uso das notas fiscais eletrônicas emitidas pela sefaz-RS (https://www.sefaz.rs.gov.br/NFCE/NFCE-COM.aspx), construir um banco de dados para uma aplicação web e para um aplicativo mobile, contendo as informações sobre cada produto cadastrado no bando de dados, via a leitura das NFE (Notas Fiscais Eletrônicas). A ideia inicial é ser exibido para o usuário os preços de um produto “x” especificado pelo mesmo, c...

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br