Projetos
Projetos realizados pelo PET-CC:

O grupo PET-CC realiza as suas atividades dentro de três áreas principais: ensino, pesquisa e extensão. Conhaça um pouco mais sobre cada um dos nossos projetos!


Ensino:

Os Programas e Projetos de Ensino buscam promover e incentivar a participação dos estudantes em atividades que complementem e enriqueçam sua formação.

[Minicurso] Python Básico

Minicurso sobre Python, seus conceitos básicos e aplicações.

[Minicurso] Minicurso LaTeX

Minicurso de LaTeXPrincipais ferramentas, templates e tags para realização de textos científicos, artigos e trabalhos de graduação.

[Minicurso] Arduino

Minicurso de Arduino do ano de 2015

[Palestra] 15 Anos Depois da Faculdade

Mundo digital descoberto na UFSM - do primeiro encontro com computadores, passando pela graduação no CT, até prolongada experiência servindo o CPD. Conhecimento em TI embasado pelo curso e forjado pela operação nos campi e prefeituras. Serviços off-shore pela IBM Brasil. Liderança e automatizações pela IBM China. A visão de fora sobre realidades locais e globais.Palestrante: Thiago Cargnelutti (Gemona).

Pesquisa:

Neste os integrantes participam e desenvolvem atividades de pesquisas relacionadas as diversas áreas propostas no curso. Em seus vinte e um anos de atuação diversos projetos de pesquisa já foram desenvolvidos no Curso Bacharelado em Ciência da Computação (CBCC) pelos integrantes do grupo, transpassando os mais diversos temas da Ciência da Computação.

Uma Plataforma de Gerenciamento e Orquestração de Funções Virtualizadas de Rede

O principal componente descrito na arquitetura para execução de funções virtualizadas de rede proposta pelo European Telecommunications Standards Institute (ETSI) é o Management and Orchestration (MANO), responsável pelo gerenciamento de diversas funções distribuídas e que colaboram para o fornecimento de um serviço de rede.

Aprimoramento dos Métodos de Compressão Probabilísticos PPM

Este projeto de pesquisa busca implementar o método PPM e testar variações desse método, seja pelo uso de estruturas de dados distintas ou pela adaptação na forma como a compressão é realizada.  Entre os objetivos a serem alcançados está abusca de melhores tempo de resposta e maiores taxas de compressão, seja pela adaptação do método existente ou pela criação de um método novo.

Estudo Sobre Jogos Colaborativos Educacionais Voltados ao Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software

Este projeto de pesquisa tem como seu principal objetivo deste trabalho é identificar um conjunto de requisitos de colaboração para desenvolvimento de Jogos Colaborativos na Educação, visando auxiliar no ensino de disciplinas da área de Engenharia de Software.

Ambiente Colaborativo para a Manutenção de Taxonomias

Este projeto de pesquisa tem como seu objetivo fundamental a implementação de um sistema colaborativo que permita aos seus usuários a criação e manutenção de taxonomias. Diversos problemas típicos de ambientes colaborativos estão presentes também no sistema proposto, como a busca eficiente por informações de interesse, a possibilidade de edição compartilhada de conteúdos e o uso da reputação dos usuários.

Extensão:

A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

Descubra UFSM

Dado o interesse dos alunos PET-CC em melhorar a qualidade do curso, a seguinte proposta visa instigar o futuro universitário a descobrir o curso de Ciência da Computação, através do evento Descubra UFSM. Dando maior transparência as atividades desenvolvidas no curso para o público externo e esclarecendo possíveis dúvidas.

AcampaVida

O AcampaVida é um projeto da UFSM voltado para adultos e idosos acima de 55 anos, que visa oportunizar momentos de convivência dentro da Universidade, através de atividades físicas, culturais e de lazer. O projeto do PET-CC visa a contribuição dos alunos no AcampaVida auxiliando o uso de aplicativos para smatphones voltados para a saúde, como por exemplo aplicativos que monitoram os passos, o batimento cardíaco, entre outros.

Computação para Crianças e adolescentes

O projeto levará conhecimento de informática por meio dos petianos, para crianças e adolescente de comunidades carentes. Também auxiliando a comunidade com doações de alimentos arrecadados em outras atividades promovidas pelo PET-CC.

Programa de Educação Tutorial - Ciência da Computação
Universidade Federal de Santa Maria
Sala 340, Centro de Tecnologia, UFSM
pet-cc@inf.ufsm.br